NBR 13103: Inspeção de Aparelhos a Gás - Tipos de ambiente
AMBIENTE
Espaço contido na projeção vertical da edificação, sem ao menos uma das paredes ou no teto, atendendo dimensões mínimas especificadas, sem possibilidade de fechamento.
Espaço contido na projeção vertical da edificação, delimitado por paredes, elementos de vedação ou divisórias, desde que vai do piso ao teto, que tenham porta e janelas.
É a combinação do ambiente interno, considerado o principal, com outro ambiente adjacente chamado de contíguo para que esta equação esteja estabelecida entre os dois ambientes uma regra precisa ser observada: abertura permanente mínima de 1,42m2 sem possibilidade de ser fechado.
Se houver uma porta ou um batente com as dobradiças fixadas, demonstrado que ali havia uma porta e que há as condições para ela possa ser recolocada, o avaliador deve ser muito criterioso, ao haver implicações sérias para liberação de uma rede de gás ou a uma instalação de um aquecedor em tal condição.
Neste caso o ambiente considerado contiguo passa a somar com o outro ambiente interno para composição de área cúbica total que influenciará a definição de ventilação, instalação de equipamentos de maior potência e outros aspectos menores.
Obs: A correta interpretação deste parâmetro é fundamental para tornar uma composição de ambiente adequado para determinado uso e aplicação.
Ambiente não estanques: Ambiente que tem algum tipo de elemento permanente ou não, que proporciona renovação de ar: porta, janelas e outros.
Ambiente de permanência prolongada: Espaço no interior da edificação que não possui leito.
Obs.: Norma fala de local onde não possui leito, ou seja, local onde uma pessoa possa dormir de forma sistemática, este item tem impacto sobre a Norma Técnica que fala de rede de gás 15523.
Para os profissionais que fazem as adequações de ambiente com ênfase em edificações antigas para atender as exigências de Norma Técnica e a liberação do AVCB é importante entender o conceito de permanência, e outros aspectos das duas normas combinadas, isto temos muitas demandas para as adequações de edificações.
Ambiente Multiuso: Ambientes internos, contíguos que integram cozinha, sala e dormitório
A caracterização de cada ambiente tem a sua importância fundamental para determinar que tipos de aparelhos podem ser aplicados e as ventilações necessárias para garantia a segurança dos moradores ou usuários dos ambientes.
Publicação
LinkedIn
Instagram
Youtube
- Criado por